Clínica Geral e Periodontia
O que é Limpeza Bucal e quando devo fazê-la?
Muitas pessoas procuram o dentista para fazer uma “limpeza”. A limpeza é, na verdade, uma raspagem de cálculo supra gengival, mais conhecido como “tártaro”.
Quando o paciente tem uma higiene deficiente, acaba deixando resíduos alimentares sobre os dentes, principalmente na região próxima a gengiva. Com a presença de alimento, aquele lugar passa a ser colonizado por bactérias, formando a placa bacteriana.
A placa bacteriana pode ser facilmente desestruturada e removida pelo próprio paciente, através do uso correto de escova e fio dental. Se o paciente não remove essa placa bacteriana, através da própria ação dos minerais da saliva, ela endurece formando o cálculo, popularmente conhecido como “tártaro”. O cálculo, por sua vez, só pode ser removido com instrumentos profissionais, próprios do cirurgião dentista.
Quando não removidos, a placa bacteriana e o cálculo levam a uma inflamação da gengiva, ocasionando uma série de problemas periodontais, que podem, em estágio avançado, levar até à perda dentária.
A limpeza é indicada a cada 6 meses, na maioria dos casos. Quando o paciente tem uma higiene muito boa, podemos estender esse prazo para no máximo 1 ano.
O que é Restauração?
A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie ou fratura volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que está deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material restaurador, que poder resina composta ou amálgama.
Qual o melhor tipo de Restauração?
Não existe um único tipo ideal para todas as pessoas. O que é melhor para cada um será determinado pela extensão do preparo, do dente a ser restaurado e do custo.
As restaurações mais realizadas pelo clínico geral são as feitas em resina composta, um material estético, que combina com a cor dos dentes. Entretanto, as resinas compostas não são o material ideal para grandes restaurações, pois podem lascar ou se desgastar com o tempo. Também podem manchar com pigmentos como o café, chá ou tabaco, e não duram tanto quanto outros tipos de restaurações, como as de porcelana, por exemplo. Se a cárie ou a fratura tiver danificado grande parte do dente, pode-se recomendar uma coroa ou um outro tipo de recobrimento.