Dentes Inclusos e Impactados
Geralmente isso acontece com os terceiros molares, também chamados de dentes do siso, porque eles são os últimos dentes a se desenvolver e erupcionar. Assim sendo, problemas comuns estão associados aos dentes inclusos e impactados, como edema (inchaço), dor e infecção da gengiva adjacente (periconorarite). Estes podem causar danos permanentes ao dente vizinho, à gengiva e ao tecido ósseo de suporte, e podem formar cistos ou tumores que podem destruir grandes porções da maxila ou mandíbula.
Por isso, Raios-X regulares da boca podem frequentemente prever se os dentes do siso causarão problemas.
Enxerto ósseo: como é realizado o procedimento
O enxerto é a solução avançada da odontologia para trazer de volta a autoestima e o sorriso perfeito. Ele é indicado para pessoas que pretendem realizar um implante dentário, mas que apresentam perda óssea.
Com o enxerto ósseo, é reconstruída a área em que os ossos alveolares perderam altura e espessura. Essa perda – atrofia ou reabsorção óssea – é bastante comum quando as pessoas perdem os dentes naturais.
Feito o enxerto, é possível fazer o implante dental e a colocação da prótese que irá substituir o dente natural, devolvendo ao paciente as funções essenciais de mastigação, fala correta, expressões faciais e, claro, o sorriso bonito.
A técnica de enxerto ósseo é bastante segura. No procedimento, o cirurgião dentista utiliza material sintético ou osso do próprio paciente.
Não há porquê se assustar. Todo o procedimento é feito sem dor.
Antes de realizar o enxerto ósseo, o cirurgião dentista faz um planejamento detalhado do tamanho do espaço a ser preenchido com o tecido ósseo. No caso dos enxertos menores, os mais comuns, tudo é realizado no próprio consultório com o uso de anestesia local.
Com o enxerto ósseo realizado, há o estímulo para nova formação do osso e aumento do volume ósseo, assim ele volta a ser forte o suficiente para suportar o implante dentário.
Evitar a pressão sobre a área tratada e evitar o consumo de certos alimentos são alguns dos cuidados que devem ser tomados após o procedimento do enxerto ósseo dentário, além de antibióticos e analgésicos que deverão ser prescritos.
O tempo de formação óssea pode varias de 3 a 8 meses, dependendo do tamanho da reconstrução óssea. Porém, uma prótese pode ser colocada temporariamente, como forma de proteger a área e não deixar o paciente com a estética prejudicada. O implante será o suporte para a coroa dentária, que é a prótese definitiva.
Para a cirurgia de enxerto ósseo é necessário que o paciente esteja em dia com a sua saúde geral ou mesmo bucal. Doenças periodontais e cáries devem ser tratadas antes do paciente ser submetido ao procedimento.